RMC

A Rede da Região Metropolitana de Curitiba

A Rede Regional de Cidades Digitais da RMC foi criada durante a primeira reunião do ano de 2014 da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), por meio de prefeitos ou seus representantes, de 17 diferentes cidades: Rio Negro, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Lapa, Piraquara, Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária, Campo Magro, Balsa Nova, Campo Largo, Contenda, Quitandinha, Pien, Agudos do Sul e Campo do Tenente.

Durante o primeiro encontro desta Rede foi aplicado questionário qualitativo*, do qual resultou na identificação de desafios e uma agenda para tratar destes temas.

Agenda 2014 de Encontros Temáticos de Cidades Digitais da RMC

  • 15 de abril: I Encontro e aplicação de questionário
  • 24 de julho: Encontro Temático Infraestrutura
  • 27 de outubro: Encontro Transversal de Georreferenciamento
  • 27 e 28 de novembro: Apresentação de Resultados no II Congresso Paranaense de Cidades Digitais

*O resultado deste questionário pode ser encontrado na Biblioteca do Sistema UNI – a rede social das Cidades Digitais

Outros Encontros Temáticos de Cidades Digitais da RMC

Ainda estão previstos dois Encontros Temáticos: Acesso e Cultura Digital. No primeiro deles, será tratado a importância da universalização do acesso à internet para a administração municipal, abordando modelos adotados em várias cidades e como planejar políticas públicas de inclusão digital.

No encontro de Cultura Digital, duas importantes frentes estarão em debate: a importância da implantação de sistemas informatizados em todos os órgãos do poder público municipal em contraponto a cultura do papel e como administrar os impactos na gestão e, a importância da imagem do poder público municipal através da internet, ou seja, como se relacionar com os cidadãos neste novo ambiente virtual.

Realização:

Apoio: